Santa Cruz-RN oficializa desistência e Potiguar terá apenas nove clubes

O Santa Cruz-RN confirmou nesta quinta-feira que não irá disputar o Campeonato Potiguar de 2016. O presidente de honra do clube, Luiz Antônio Tomba, entregou a carta de desistência ao presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo, e voltou a manifestar as dificuldades que levaram o Tricolor do Trairi a tomar esta decisão.

O documento destaca que o Santa não conseguiu o aporte financeiro da prefeitura e das empresas da região devido à crise econômica vivida pelo país. Também ressalta que o município "vivencia um período muito longo de estiagem e de falta d'água, que castigam cruelmente os campos do Estádio Iberezão e do centro de treinamento".

Tomba revelou que seriam necessários oito caminhões-pipa por dia, com o custo de R$ 960. Levando em conta a necessidade de cinco meses, incluindo pré-temporada e campeonato, o Santa deveria desembolsar R$ 150 mil.

- O maior problema é o homem do campo estar esperando o caminhão d'água para tomar banho, para lavar e para cozinhar, e não ter, e a gente estar gastando oito por dia em um campo para jogar um campeonato. Se você multiplicar, são 240 caminhões por mês, 1.200 caminhões no total (cinco meses). Como gestor público, seria muita irresponsabilidade permitir que isso acontecesse.

Quero enaltecer que a FNF foi muito correta, ajudou muito, mas precisamos muito mais do que imaginamos. É esperar que chova, e 2016 será um ano mais difícil. A gente tem que ter responsabilidade e muita cautela, por isso esta decisão foi tomada - declarou Tomba, que é deputado estadual e marido da prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa.

O presidente da FNF ainda vai avaliar a situação do Santa Cruz-RN, se haverá o rebaixamento automático ou afastamento das competições oficiais. Declarou ainda que a tabela não sofrerá alterações, tendo agora quatro jogos ao invés de cinco.

- Em relação à tabela, não temos maiores problemas. Com a ausência do Santa Cruz-RN, um clube vai folgar por rodada. Vamos analisar o pedido de desistência tendo à luz o argumento que fala da excepcionalidade, do momento crítico da questão climática, além da questão de queda de arrecadação.

Esses fatores serão analisados pela nossa diretoria. Claro que a saída é uma decisão grave, mas reconhecemos o gesto de responsabilidade do presidente Tomba - falou Vanildo.

Tomba também se manifestou sobre este ponto e revelou que realmente pediu para que o clube não fosse rebaixado de imediato.

- A gente fez um apelo para não ser rebaixado por conta do fator climático, mas a decisão que for tomada pela federação nós vamos acatar com maior naturalidade. Se precisar um dia voltar, se chover e as coisas melhorarem, com certeza nós vamos começar do zero na segunda divisão - concluiu o dirigente.

Com a saída do Santa Cruz-RN, o Campeonato Potiguar de 2016 contará com nove clubes: ABC, Alecrim, América-RN, Assu, Baraúnas, Corintians-RN, Globo FC, Palmeira de Goianinha e Potiguar de Mossoró.

fonte: Globo Esporte.com, 19 de novembro de 2015.

   
         
         
         
         
         
   

Seca ameaça tirar Santa Cruz do Campeonato Potiguar

Um dos clubes mais importantes do interior do RN pode ficar de fora do Campeonato Potiguar. O Santa Cruz, time da cidade da região agreste, ameaça não disputar o Estadual em razão da seca que assola o município.

“Ainda não houve a desistência”, afirma o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, apesar de o clube ter dado sinais de que falta apenas comunicar oficialmente a abdicação da vaga.

O mandatário conta que teve uma conversa prévia com o deputado Tomba, que é presidente do clube tricolor, porém somente após um encontro na próxima segunda-feira (16) a situação será definida.

“Tomba mostrou preocupação com o momento de seca que Santa Cruz atravessa e isso tem afetado as finanças do município, inclusive atingindo o futebol”, explica.

Vanildo também comenta sobre a reunião que definirá o futuro do clube da terra de Santa Rita de Cássia. “Marcamos uma conversa para conciliar o interesse público e a questão do futebol, que deve ser analisado com cautela.”

Fundado em 2003, o Santa Cruz foi campeão da Segunda Divisão do estado um ano depois. O time que já foi vice-campeão estadual em 2011, ano em que disputou a Série D do Campeonato Brasileiro- em 2008 já havia participado da Série C.

A equipe também participou da Copa do Brasil em 2012 e 2013. A estreia do Tricolor no próximo Estadual estava prevista para o dia 24 de janeiro, contra o Potiguar.

fonte: Portal no ar.com, 14 de novembro de 2015.

   
         
         
         
         
         
   

Potiguar é derrotado pelo Santa Cruz e termina Copa RN na lanterna

Em partida realizada no estádio Iberezão, em Santa Cruz, os donos da casa venceram o Potiguar por 2 a 1, com gols de Cristiano Sergipano e Ila. Sávio marcou o de honra dos mossoroense. O confronto foi válido pela última rodada da Copa RN.

Com os três pontos, o Tricolor chegou aos 10 pontos e encerra a competição na quarta colocação. O Alvirrubro manteve os três pontos e a lanterna do segundo turno. A temporada 2015 chega ao fim para os dois clubes.

fonte: Portal no Ar.com, 25 de abril de 2015.

   
         
         
         
         
         
   

Santa Cruz fica no empate com Globo e se mantém na vice-liderança do 2º turno

O Santa Cruz recebeu o Globo no estádio Iberezão na noite desta quarta-feira (8) com a missão de seguir na briga pela liderança e acabou apenas empatando por 1 a 1, mas segue na segunda posição do 2º turno com sete pontos. Rivaldo abriu o placar para a Águia e Zé Maria empatou para o tricolor do Trairi.

O time de Ceará-Mirim soma quatro pontos e ocupa a terceira colocação. Na próxima rodada, a equipe enfrenta o América no estádio Barretão, em Ceará-Mirim, no domingo (12), às 16h.

O Santa Cruz volta a campo no sábado (11) diante do ABC no estádio Frasqueirão, às 16h. A equipe do Trairi assume a ponta da tabela se vencer a partida fora de casa.

fonte: Portal no Ar.com, 08 de abril de 2015.

   
         
         
         
         
         
   

Em Macau, Santa Cruz-RN vence o Baraúnas e assume a ponta da tabela

O Santa Cruz-RN foi a Macau, neste sábado, para enfrentar o Baraúnas pela segunda rodada da Copa Rio Grande do Norte, e venceu a partida por 2 a 1. Os gols do Tricolor do Trairi foram marcados por Klebson, aos 13 minutos do primeiro tempo, e Anselmo, aos 20 minutos do segundo tempo. O gol do Leão do Oeste foi do atacante Fabinho Cambalhota, aos 37 da etapa final. Com o resultado, o Santa Cruz-RN assumiu, temporariamente, a liderança do segundo turno, com seis pontos.

Esse foi o último jogo do Baraúnas no Estádio Walter Bichão, que adotou o local após a punição imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) do Rio Grande do Norte. A expectativa é de que o clube atue no próximo jogo em casa, contra o Alecrim, pela quarta rodada, no Estádio Nogueirão, em Mossoró.

Os jogadores de Baraúnas e Santa Cruz-RN reclamaram do forte calor que fez em Macau, na tarde deste sábado. Constantemente, os atletas se dirigiam ao banco de reservas para tomar água. Durante o intervalo da partida, o técnico do Tricolor, Wassil Mendes, permaneceu com os seus jogadores no campo de jogo por cerca de oito minutos, antes de se dirigir ao vestiário.

Na próxima rodada, o Baraúnas enfrenta o América-RN na Arena das Dunas. O jogo está marcado para a quarta-feira, às 17h30, em Natal. O Santa Cruz-RN recebe no Estádio Iberezão, às 20h, o Globo FC.

fonte: Globo Esporte, 04 de abril de 2015.

   
         
         
   

                  Notícias Anteriores

                   


Clique no escudo do seu time

ABC ALECRIM AMÉRICA RN

ASSU BARAÚNAS CORINTIANS DE CAICÓ

CURRAIS NOVOS E C FORÇA E LUZ GLOBO F C
PALMEIRA DE GOIANINHAPOTIGUARPOTYGUAR

SANTA CRUZ SANTA CRUZ DE NATAL

   
         

 


                           

Volta à página inicial.